Buscar
  • Andréa Prestes

A história do livro

Atualizado: Ago 1

A história do livro “Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde” começa pelo sonho. O sonho de que toda a população possa ter acesso a um serviço de saúde de qualidade, independentemente da localização geográfica, perfil da organização de saúde, de gestão pública ou privada.


A conhecida frase de Raul Seixas se aplica a esta história: “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha juntos é realidade. “(Prelúdio, Raul Seixas)


E assim foi. Durante uma conversa “despretensiosa” entre três pessoas inquietas e agentes de mudança, o sonho foi compartilhado: disseminar conhecimento e contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Muito além do conhecimento teórico, queríamos mostrar como aplicar na prática e auxiliar instituições e profissionais que desejassem mergulhar no mundo da acreditação em saúde. E a partir desta conversa, foi instaurada a inquietude coletiva dos coordenadores do livro.


O principal desafio foi o de produzir uma obra que não poderia tratar apenas sobre a conquista de um selo de qualidade, e sim ajudar a mostrar o caminho, como fazer se tornar possível...como realmente acreditar e construir um caminho sólido.


Assim desenhamos o livro que não à toa ganhou o título: “Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde”. Ele surgiu com o propósito de ajudar a promover a transformAÇÃO. Sim, pois sonho sem ação, não transforma a realidade de ninguém. Precisamos de ações que nos direcionem no percurso, nos guiem para alcançarmos o tão almejado sonho.


E assim o fizemos. Em tempos em que para tudo se cria “grupo de WhatsApp”, conosco não foi diferente. Iniciamos o planejamento e logo materializamos listas objetivas de ideias que nos remetessem aos assuntos, que ao nosso ver eram imprescindíveis ao livro. Mapeamos e discutimos as ementas, pensamos coletivamente em autores que poderiam complementar as competências e experiências dos coordenadores e enriquecer as discussões. A partir daí, produzimos em conjunto e alinhamos a apresentação dos temas, para que você, leitor, consiga seguir uma linha evolutiva e complementar para auxiliar a organização de seu trabalho à acreditação.


E por fim, quem poderia prefaciar esta obra? Alguém com uma visão macro do cenário mundial e conhecedor do sistema brasileiro? Alguém com formação, experiência e com o coração pulsando qualidade em saúde? Com estas perguntas convidamos o prefaciador, que generosamente aceitou traduzir com suas próprias palavras, a pretensão deste livro.


Foi assim, de um jeito nosso, cooperando para a complementação de competências, que entregamos esta obra. Esperamos que você possa compartilhar desse sonho conosco e que este livro que fizemos com tanto carinho te ajude nesta jornada transformacional para a melhoria contínua dos serviços de saúde.






0 comentário